Ubuntu poderá fazer uso do QT

qt_logo_arsO pessoal que visita o blog deve estar cansado de só ver Ubuntu por aqui, né? Mas logo vamos mudar o rumo da conversa. Isso acontece porque estamos empolgados com o Maverick. Vamos ao que interessa.

Meses atrás eu escrevi uma matéria dividida em duas partes, cada uma com cinco pontos que ao meu ver, precisam ser melhorados no Ubuntu para que ele se torne um sistema perfeito. Mas me excedi e embora tenha mudado algumas prioridades, a maioria dos pontos apontados continua sem solução.

O 9º ponto, “Investimento em apenas uma interface” mostrava minha inclinação para o ambiente QT por sua beleza. O texto escrito neste ponto foi o seguinte:

Pelo que vemos, não dá pra investir em várias interfaces e dar a todas elas o mesmo nível de atenção. É o que podemos perceber na diferença Ubuntu/Kubuntu. O Ubuntu recebe as melhorias e novidades e o Kubuntu parece um irmão mais velho que é deixado pra depois na hora de comer.

Ter apenas uma interface seria restringir a liberdade de escolha? Não. Se você quiser o Kubuntu ou o Ubuntu com o GNOME, poderia instalar a interface pelo Synaptic ou pela Central de Programas do Ubuntu, dependendo de qual fosse a interface padrão.

Acho os programas feitos em QT muito bonitos. Mais bonitos que os programas feitos em GTK, mas acho que o Ubuntu não merece a poluição do Desktop do KDE e não merece a simplicidade excessiva do ambiente GNOME e seus programas em GTK.

Uma interface construída em QT com a limpeza do GNOME seria ótimo pra falar a verdade. Claro, desde que a Canonical investisse em uma interface única padrão para seu sistema e não ficar atirando em todas as direções.

Eis que nesta semana surgiu no blog de Matt Zimmerman (Chief Technology Officer da Canonical) um pedaço da solução que eu precisava para colocar outro problema no lugar deste. O Ubuntu poderá eventualmente fazer uso do QT.

Não está claro que o Ubuntu adotará o QT como padrão de sua interface e seus aplicativos, visto que titio Shutt já adiantou que o Natty usará o Unity ao invés do GNOME, mas já é uma mudança super bem-vinda nesta época de posicionamento da marca.

phaultorrent

Ryan Paul, do site Ars Technica mostrou um exemplo de como pode ficar a interface de um aplicativo com edição simples, no melhor estilo css.

Agora é esperar para ver o que o futuro de nossa distro preferida nos reserva. Ao meu ver, adotar as funcionalidades do Unity em uma interface semelhante ao GNOME com uma engine QT seria perfeito. E na sua opinião?

Fonte: Br-Linux.Org

About these ads

Um comentário sobre “Ubuntu poderá fazer uso do QT

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s