Projeto em andamento: mudança de ícones no LibreOffice

O LibreOffice tem trazido algumas novidades muito bem-vindas para o tão morno mercado de suítes de escritório. Entre as novidades recentes, está a melhor renderização de fontes no Linux, graças ao uso da biblioteca Cairo na versão 3.4 do LibreOffice.

Para quem ainda não sabe do que se trata, o LibreOffice é uma nova versão do OpenOffice, que perdeu parte de seu time de desenvolvimento para o projeto LibreOffice, graças as ações do proprietário da marca.

Nessa semana, comecei um trabalho de “adaptação” do visual de ícones do LibreOffice 3.4 no Ubuntu.
Já faz um tempo que uso o maravilhoso tema de ícones “Faenza” em meu Ubuntu. Resolvi portá-lo para o LibreOffice e recriar alguns ícones para tornar o software menos “anos 90″. Confira o visual abaixo:

LibreOffice Faenza

Este trabalho está disponível para download e se você quiser, pode alterá-lo, melhorá-lo e disponibilizá-lo novamente. Claro, se você compartilhar conosco, seria uma opção saudável.

Para referência:

Para instalar este pacote de ícones, abra o terminal (atalho: Ctrl + Alt > T ), digite sudo nautilus e sua senha será solicitada, digite-a e o navegador de arquivos irá se abrir. Siga pelas pastas no seguinte caminho:

sistema de arquivos opt > libreoffice3.4 > basis3.4 > share > config

Renomeie a  pasta images_tango.zip para tango.zip.bkp que está dentro da pasta config (um backup para o caso de você não se adaptar ao tema e quiser voltar ao original), renomeie o arquivo zip baixado para images_tango.zip, copie-o e cole-o na pasta config.

Para conferir o visual, abra e aprecie seu novo LibreOffice.

Download (DeviantArt Link)

About these ads

17 opiniões sobre “Projeto em andamento: mudança de ícones no LibreOffice”

  1. Sensacional. Seu trabalho está fantástico. Tomei a liberdade de enviar a matéria para o BRLinux e para o OMGubuntu. Meus parabéns e continue o trabalho ! Certamente será muito bem vindo pela comunidade.

    1. Obrigado, Benjamin!
      Falando em trabalho, por favor, faça um artigo sobre no Ubuntu Control Center e me envie para que eu possa publicar :)

      Abração!

      1. Opa, valew Kadu ! vou escrever um artigo e te envio. Enviei um link do seu trabalho para Olivier Hallot que é um dos representantes da Document foundation no Brasil, ele encaminhou o link para o time de design do libreoffice. Vamos ver no que vai dar !

  2. Ansiedade… Só depois das 18:00 q chegarei em casa… Quero logo instalar o tema de ícones do Faenza no meu LibreOffice tb. Ah… Tô aprendendo direitinho, depois q instalei novamente o Ubuntu ( e somente o Ubuntu) no meu notebook, consegui refazer os passos q trilhamos juntos e instalar o tema de ícones Faenza sozinho. :D

  3. Tudo redondinho!!! o LibreOffice 3.4 e o pacote de com o tema de ícones Faenza já foram instalados nele. A aparência ficou perfeita, tudo mto lindo. Dicas e configurações a parte, você realmente tem a manha, o dom, o tom na medida correta em ensinar tudo. Some tutoria em seu currículo. Vc é “O Cara”! Parabéns e mto obrigado!

  4. Instalei no Libre Office 3.3, e funcionou perfeitamente, A pasta estava em outra localização e renomeei o arquivo para images_human.zip pois era o nome do arquivo de icones original.

  5. Grande! Melhorou muito! Porém tem um ícone que eu não mudaria, é o ícone de exportar para PDF, acho que estava mais elegante antes. Bom é apenas uma opinião :)

    Parabéns pelo inciativa, o LibreOffice estava (está) precisando e uma reviravolta mesmo no visual (Ainda sonho com uma barra de ferramentas/menus vertical nas laterais).

    Abraços.

  6. Esta é minha primeira visita a este site, mas de cara já gostei. Parabéns pela iniciativa tanto do site quanto do port dos ícones para o LibreOffice. Só ficou ruim mesmo a falta dos botões para compartilhar via facebook (curtir) e Twitter. Fora isso, o site está 10.

  7. Muito bom. No arch linux o caminho é:

    /usr/lib/libreoffice/basis3.4/share/config/

    Fiz pelo terminal, e o o arquivo baixado pra mim ficou com as permissões
    de leitura e escrita, mas apenas para o root. Bastou fazer:

    chmod go+r images_tango.zip

    e tudo funcionou certinho.

    Parabéns pela iniciativa. Ótimo trabalho.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s