Destaque_2012

Games, ícones, Ubuntu…2012: O melhor ano do Linux

2012 pode ser o ano do fim do mundo, mas para o universo Linux parece ser uma divertida partida de Left 4 Dead a começar a qualquer momento entre o já e o peru de natal. Acompanhe as novidades abaixo.

Ubuntu Precise (12.04)

O Ubuntu 12.04 foi, com certeza, um dos grandes eventos de 2012 no mundo da tecnologia. Tanto que até os sites especializados em tecnologia mais famosos deram sua opinião.

Com um suporte de longa duração, o Ubuntu 12.04 trouxe uma interface ainda mais madura e mais focada no usuário que as versões anteriores com Unity.

Embora alguns mimimi’s comunitários ameaçavam apontar no horizonte com o objetivo de derrubar o Ubuntu e difamar seu idealizador, Mark Shuttleworth, o pai do Linux, Linus Torvalds mostrou admiração pelo foco da Canonical em fazer do Ubuntu um Linux melhor para todos.

Mark Shuttleworth estipulou metas ambiciosas, na casa dos milhões (20) de novos usuários em 2012 no Ubuntu. Pode não ser fácil, mas um pouco mais abaixo você poderá conferir o porquê desta meta poder ser atingida.

Com o objetivo de transformar o Ubuntu em um sistema que bata de frente com Mac OS e Windows, Mark Shuttleworth inova no mundo Linux com garra e elegância, similar ao trabalho de Steve Jobs na Apple.

Livro “Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0″

Livro Ubuntu - Guia do Iniciante 2.0 Está disponível para Download

Dois anos depois do primeiro Guia, Carlos Eduardo e o blog Orgulho Geek trazem mais uma vez uma obra pensada no iniciante no universo Linux usando o Ubuntu como objeto do assunto.

O livro atingiu em apenas uma semana a marca de 88.000+. Uma prova de que o público está interessado neste novo mundo, que pode estar se cansando do modelo de negócios adotado pelas empresas do ramo e por isso, novas alternativas parecem ser bem-vindas.

O Ubuntu – Guia do Iniciante 2.0 está disponível para download gratuitamente aqui no OG.

 

 

Steam, EA, games, games, games…

Michael Larabel, um famoso blogueiro do Phoronix e que já nos trouxe falsas esperanças uma vez, parece que desta, conseguiu visualizar o pote do tesouro no fim do arco-íris e foi convidado a fazer um passeio pelas instalações da Valve, empresa dona do Steam, Left 4 Dead, Portal e Counter Strike.

Larabel não apenas visitou as instalações, como também teve um encontro com Gabe Newell, que expôs algumas dificuldades enfrentadas pela equipe em relação as tecnologias de drivers disponíveis e assegurou que está empenhado em trazer ainda em 2012, nem que seja em alpha, o Steam para o Linux.

Em uma reunião via Google+, com figurões do Ubuntu e da Canonical, como Jono Bacon e Jorge Castro, foi confirmado que a empresa está trabalhando em conjunto com a Valve para trazer a plataforma de jogos para o Ubuntu.

Michael tirou fotos e ainda pode ver em funcionamento o port de Left 4 Dead 2 rodando no Ubuntu nativamente. Sem WINE, sem gambiarras, sem POG.

Ainda falando de games, a Electronics Arts, empresa que lança grandes franquias, como Need for Speed, The Sims e Fifa Soccer foi convidada e terá 15 minutos de apresentação na próxima UDS – Ubuntu Developer Summit – encontro de desenvolvedores do Ubuntu, que acontecerá no próximo dia 7.

A EA palestrando em um evento sobre um sistema Linux? Hm…em um evento de desenvolvedores? Hm….

Vou aguardar esperançoso por uma versão de Need for Speed ou Crysis em meu Ubuntu.

Ubuntu Quantal Quetzal

O próximo release do Ubuntu, o Quantal Quetzal já foi anunciado pela Canonical. Confira o calendário de produção e lançamento da versão final:

  • 7 de Junho – Alpha 1 release
  • 28 de Junho – Alpha 2 release
  • 3 de Agosto – Alpha 3 release
  • 6 de Setembro – Beta 1 release
  • 27 de Setembro – Beta 2 release
  • 18 de Outubro – Final release do Ubuntu 12.10

Segundo Mark Shuttleworth, eu seu blog, a próxima versão do Ubuntu do Ubuntu trará uma nova iconografia (finalmente) e uma nova tipografia. O marrom sairá de vez e dará lugar a algo mais colorido e leve.

 

the quintessential stories of Q will be all about style on the client, with a refresh of our theme and typography, a start on new iconography and perhaps even a new form factor taking flight. So brown is out and something colourful and light is called for.

A mudança deverá ser iniciada no próximo release, o 12.10 e será finalizada na versão de longo suporte a seguir, que será a 14.04, em 2014.

Para quem ainda tem dúvidas de o Linux está crescendo e que o Ubuntu é hoje a distribuição mais amigável ao usuário não-Geek, aguarde até o final de 2012. Se o mundo não acabar ( ^^ ), nos encontraremos em uma partidinha de Left 4 Dead ou Counter Strike.

About these ads

7 opiniões sobre “Games, ícones, Ubuntu…2012: O melhor ano do Linux”

  1. Vejo ainda uma boa perspectiva de crescimento quanto ao Windows 8, pois acho que ele não será bem aceito nos desktops.

  2. A verdade é a seguinte, queiram ou não o Google com o Android ajudou a desmistificar que um sistema baseado em Linux é difícil de usar e que não servia pra rodar jogos, pois como o Android esta presente em milhões de aparelhos e com excelente aceitação, quem sabe veremos os usuários do Windows migrando para o Ubuntu, principalmente se levarmos em conta que a Microsoft lança um sistema bom e outro ruim e que segundo a mesma não terá o menu inicia clássico, dificultando para os usuários iniciantes e que será muito mais difícil de ser pirateado. Vamos ver o que nos aguarda.

    1. O problema é que a grande maioria dos usuários não fazem a minima ideia que o Android tem o Kernel Linux e continuam a achar que o Linux é ruim e mimimi.

  3. Estou ansioso pelos jogos!

    Se realmente acontecer (pra falar a verdade, minha consciência está me dizendo que não será tão simples assim como nossas mentes fantasiam) irei abandonar o windows de vez!

  4. Muito bom Kadu obrigado por compartilhar seu conhecimento conosco, conheci a sua primeira obra a algun tempo, agora baixei a segunda, sou usuario dual boot a pouco mais de um ano pois como todo nerd adooro jogos e nao da pra ficar sem o Ruwindows.
    agora e so aguardar ansiosamente e espero que de tudo certo

    obrigado novamente e abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s