Por muito tempo hesitei em mudar do consagrado Fireworks 8 para o Inkscape. Primeiro, devido a preguiça mesmo, segundo, devido a um apelo visual mais chamativo, além dos filtros e efeitos prontos que o FW traz e o Inkscape não, mas caí na real que as duas ferramentas são voltadas para áreas diferentes. Então, parti para o “vamos ver”. Não sei mais viver sem o Inkscape (tá, exagerei, mas vocês me entenderam).
Para quem não conhece, o Inkscape é Software Livre. É uma ferramenta de desenho vetorial, similar ao Corel e com total aderência ao padrão SVG, gerando arquivos menores e com igual ou superior qualidade aos arquivos CDR.
Voltando ao “visual”, conheci na tarde de hoje, dois projetos de redesenho dos ícones das ferramentas do Inkscape e do Gimp que produzem o resultado que eu esperava. Seguindo a tendência flat e monochrome, os projetos tornam os programas mais agradáveis aos Desktops Linux. Confira o Inkscape com os ícones modificados:
Você pode baixar os arquivos contendo os novos ícones para Inkscape direto na página do GitHub do projeto: https://github.com/community-design/inkscape-artpack
Para instalar os novos ícones no Inkscape, descompacte os arquivos e selecione a pasta Icons e o arquivo preferences.xml. Abra sua pasta de usuário (no Ubuntu, simplesmente “Arquivos”).
Pressione as teclas CTRL + H e localize o diretório .config. Dentro de .config, localize a pasta Inkscape. Crie uma cópia de segurança do arquivo preferences.xml original (renomeie o arquivo original) e copie o novo arquivo preferences.xml para a pasta, assim como a pasta icons. Agora, basta abrir novamente seu Inkscape e curtir o novo visual.
Gimp
O Gimp (GNU Image Manipulation Program) dispensa apresentações. Um aplicativo livre para manipulação de imagens que faz frente a outros programas do gênero. Não se compara ao Photoshop em recursos, mas também não se compara em preço.
Um set completo de ícones para o Gimp está em desenvolvimento, mas já em estágio avançado. É o Graublau. Você pode baixá-lo diretamente na página do GiyHub fo projeto: https://github.com/kstenschke/graublau-gimp-theme e instalá-lo em sua pasta pessoal através do caminho .GIMP/themes. Na própria página do GitHub do projeto são dadas as instruções de instalação, que é muito simples.
Esperamos que com esse novo “refresh”, você possa sentir-se mais confortável com seu Desktop Linux e os aplicativos que estão disponíveis para o mesmo.
Sobre o tema do Desktop
Estou utilizando nesse tutorial o Ubuntu 13.10, tema GTK Adwaita (vem por padrão) e tema de ícones Faenza.
blz! Bom Dia!
uso corel depois com essa versão x7 ficou muito ruim de usar e muito isntavel me dá muitos problemas procurei outra alternativa encontrei esse Inkscape só que veio com a aparência cinza escuro poderia me informar como mudar isso para uma cor mais clara uso windows7 e tenho as versõe inkscape-0.48.5 e 0.91 os dois vem como cinza escuro acho muito ruim essa.
se poder me ajudar.
Obrigado!
pedrinhoss@hotmail.com
usa o 48.4 esse é bem como tu uqer, vlw!