Dreamlinux: Porque beleza se põe à mesa

dreamlinuxExiste uma distribuição Linux além do Ubuntu e do Fedora, uma distribuição que tem por finalidade juntar em um mesmo computador a segurança e confiabilidade do Linux, a beleza (que lembra um pouco o Mac OS) e a facilidade de programas conhecidos da galera OpenSource e uma espécie de “Ícones Mágicos”.

O Dreamlinux é uma distro brasileira, iniciativa brasileira, mas hoje é uma distro voltada para o mercado externo, o que parece estranho quando você acaba de instalar o sistema e vê tudo em English, mas não se apavore caso você queira utilizar o sistema. Com poucos cliques é possível mudar o idioma do sistema.

Na instalação do sistema é possível escolher entre duas interfaces: XFCE (a mais leve) e Gnome (a mais conhecida). Por gostar do Gnome, optei por esta interface.

Com poucos cliques é possível também configurar em que partição será instalada o sistema, e enquanto o sistema é instalado você pode tranquilamente utilizar o mensageiro instatâneo (Pidgin) ou navegar na net com o Iceaweasel.

Dreamlinux traz programas excelentes de multimidia e os programas conhecidos de quem usa o Kurumin, mas mesmo assim vou citá-los aqui:

De multimidia e internet, destacam-se o MPlayer, RythmBox Gxine e o gravador Brasero. O Navegador Firefox 2.0.0.11 e Pidgin e Check G-Mail.

De produção e design temos o OpenOffice (a velha versão 2.2), o Inkscape (desenho vetorial), Gimpshop e o visualizador de imagens gThumb.

Acessórios traz ColorFolders (um programinha que troca as cores das pastas do sistema, bem bacana) e hjSplitX (um programa de juntar ou cortar partes de arquivos zipados, muito útil) e o Gnome-Do.

Vamos às imagens.

Depois da instalação, a splashscreen (para quem não conhece, a tela de boot do sistema) aparece, eu pessoalmente a achei simples, porém, bonita.

dreamlinux_bootscreen

Após o aplashscreen, a senha e usuário configurado e sistema reiniciado, temos de fazer o login em uma bonita tela de Login.

dreamlinux_logon

O impacto visual que o sistema causa é animador, visto que possui uma interface limpa e agradável (e para aqueles que gostam do jeito Mac de ser, mas não usam um Mac, pode apreciar um plagiozinho…

Captura_da_tela

O Dock, que meus colegas adoram brincar (e viajar) é provido pelo ótimo AWN (Avant Window Navigator) e traz os programas destaque da distro.

dreamlinux_dock

O Dreamlinux traz um painel facilitador, o Easy Install, que contém alguns excelentes utilitários para Linux, que podem ser instalados apenas clicando no ícone do programa. Entre eles, o Wine-Doors, Google-Earth e o gerenciador de imagens Picasa.

dreamlinux_easy_install

O Painel de controle do Dreamule contém os atalhos para diversas configurações do sistema, incluindo CompizFusion, que já vem instalado por default nesta distro.

dreamlinux_control_panel

O Menu do sistema é o menu padrão do Gnome, onde os programas são separados por categorias (e não aquela porqueira misturada do Windows)

dreamlinux_menu

Uma outra maravilha que vem é o Synaptic, onde é possível baixar e instalar programas com no máximo 4 cliques.

dreamlinux_synaptic

Dreamlinux também traz codecs de reprodução de video e audio MP3, quanto a DVD eu não testei, mas, como mostra a imagem abaixo, eu estava rodando Big Buck Bunny 1080i no MPlayer sem nenhum lag, sem problemas de cores e afins…testei também com um filme legendado com legenda SRT separada na mesma pasta do video, o MPlayer juntou-os sem problema.

dreamlinux_mplayer

Conclusão: O Dreamlinux é quase o Linux dos Sonhos, caso trouxesse os excelentes aMSN, Amarok e K3B por padrão, pois são programas muito populares e mais conhecidos, além de terem interface amigável.

Por outro lado, os pacotes incluídos na distro são leves, bons e com o toque do time Dreamlinux, ficaram em perfeita sintonia com a interface da distro (os caras fizeram cada ícone dos programas e não sei se é mesmo, mas parece até que criaram o próprio temas de ícones do sistema). Na minha concepção, o a distro ganhou nota 9!

O sistema pode ser baixado em http://www.dreamlinux.com.br/

About these ads

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s