Alguém salve o Gnome do… Gnome

Eu sempre gostei do Ubuntu e considirei-o uma distribuição à parte das outras. Em casos mais exagerados, até disse que Ubuntu não é Linux, Ubuntu é Ubuntu e isso está certo. Entretanto, adoraria que o Ubuntu focasse mais no KDE, e o Kubuntu, que não recebe tanta atenção assim fosse na verdade o Ubuntu, e o Ubuntu virasse GUbuntu.

A interface limpa do Gnome é agradável à primeira vista, na verdade, só a vista do Desktop sem janelas abertas, porque quando as abrimos, nos deparamos com uma extrema simplicidade de design que remete seu look’n’feel para uns 4 anos no passado.

Na verdade, em comparação ao Windows 2000 o Gnome é mais bonito, em comparação ao Windows XP  e ao Windows 7, ao OS X ou ao KDE ele chega a ser feio e isso pode piorar mais com a chegada do Gnome Shell, ou Gnome 3.

gnome3-gnome-shell-activities

Olhem o inferno que estão fazendo com o Gnome: Um emaranhado nada bonito de se ver com as janelas.

Agora o KDE não é só bonitinho e tchuqui-tchuqui não. Quando instalei o KDE em meu Ubuntu 10.04 beta2 para testar, fiquei espantado com a quantidade de coisas que ele coloca no Desktop. Uma área de ícones, um programa de redes sociais e aquelas coisas na extremidade direita da tela realmente não ajudam que o KDE fique melhor.

Comentei no BR-Linux.org antes de redigir este artigo, que adoraria que o Gnome 3 tivesse mais Mono integrado (sim, freetards, Mono significa mais programas e menos ideologia) e que fosse completamente feito em QT, o que daria uma guinada no visual do Gnome.

Um Gnome feito em QT e com a interface da área de trabalho que tem hoje (a barra superior com poucas mudanças, quase nulas), a eliminação dos menus suspensos para colocá-los na barra de sistema (como faz o aplicativo Globalmenu) e um pouco de perfumaria ajudaria muito no visual do Ubuntu como um todo, mas por enquanto isso é um sonho meu. Vou aguardar as melhorias visuais adiadas e prometidas pro Ubuntu 10.10.

About these ads

4 opiniões sobre “Alguém salve o Gnome do… Gnome”

  1. Cara, legal a sua análise. Mas pelamordedeus, escreva períodos (frases) mais curtos. Coloque pontos finais para encerrar uma frase e começar outra sentença. Prá entender o que estou falando: tenta ler direitinho o primeiro parágrafo, por exemplo. Está praticamente impossível de entender. Desculpe a crítica, mas você tem uma abordagem bem legal em seus textos e esse deslize acaba prejudicando artigos que são muito bons no conceito e na abordagem. Além do mais, se um chato como eu não falar em algum momento, talvez você nem tenha percebido e poderá nunca fazer algo prá desenvolver suas qualidades como articulista! :-)

    1. Obrigado, Jeferson.
      Realmente eu escrevi este artigo com tanta revolta do Gnome 3, que nem percebi que minhas ideias estavam rolando mais rápido que minha capacidade de pensar no que escrever…
      Espero que tenha ficado melhor!

      Abraço

  2. Ubuntu não é Linux Unbutu é Ubuntu,,, mais um fã de sabor de Linux que cospe no própio prato em que come, meu amigo realmente vc deve intender muito de interface de usuário mais se esquece que por trás de toda essa máscara existe um complexo sistema elaborado e lapidado por milhares de competentes programadores a muitos anos ( leia-se mais de 20) portanto seu Ubuntu, Suse, Slackware, Red Hat, Mandriva, Mandrake, e tantos outros não passam de derivações de um sistema operacional completo e estável que independe de shell grafico e portanto para dar credibilidade aos
    seus comentarios nunca deixe de dizer que o Ubuntu é e sempre será um sabor de Linux ( um dos melhores por sinal ) e tenha consciência de que os scripts de shell só existem se existirem os seus interpretadores.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s