0001

A importância dos óculos na cultura geek

Os óculos estão entre os acessórios de moda mais queridinhos da atualidade, mas nem sempre foi assim. Durante anos, nós, os nerds e geeks, ostentamos com orgulho os nossos quatro olhos enquanto novelas mexicanas e filmes adolescentes mostravam os óculos como um dispositivo que torna as pessoas feias, anti sociais e menos “descoladas”.

0001
O mais importante de tudo é que o óculos está enraizado no jeito nerd de ser. Ele não é um símbolo tão importante apenas entre nós, reles mortais. Muitos heróis e personagens marcantes da ficção usaram suas lentes de grau quando elas ainda sofriam muito preconceito. Seus óculos foram aliados no combate por um mundo melhor.

O que seria do disfarce de Clark Kent sem a sua grande armação e cabelos penteados para trás? Como as crianças enxeridas descobririam o vilão por trás da máscara sem os óculos de Velma? A importância dos óculos no mundo geek é inquestionável e os personagens não seriam tão interessantes sem eles.

0002
Quem acha que colocar um óculos da moda é o primeiro passo para se tornar um geek está muito enganado. Além de precisar conhecer toda a sua simbologia em nossos principais ídolos, é preciso saber que não são todos os modelos de armação que nos representam.

Modelos de óculos nerd

São diversos os modelos de óculos de grau utilizados no mundo nerd. O alter ego do Superman, por exemplo, é um grande adepto dos modelos wayfare e aviador, usando armações grandes para ajudar a disfarçar o seu rosto. Em versões mais recentes, como em Os Novos 52, o Clark Kent aparece com um óculos redondo, que lembra outro personagem nerd: o bruxo Harry Potter!

Velma, do Scooby Doo, também é fã dos modelos quadrados, semelhantes ao wayfare. Seu fundo de garrafa é o principal objeto de investigação da personagem dos desenhos. Sem suas lentes com grau elevado, Velma não conseguiria encontrar pistas sobre os monstros.

0003
Analisando a tendência que a moda de óculos está seguindo, podemos dizer que os óculos favoritos dos geeks estão na modas. Seja grande ou pequeno, as armações quadradas sempre estão entre as mais utilizadas pelos nossos personagens favoritos. Em Big Bang Theory, por exemplo, Leonard também precisa de seu óculos constantemente e usa o modelo mais típico de óculos nerd: o retangular.

Se você for um nerd que precisa usar óculos, mas ainda não sabe qual modelo vai escolher desse símbolo tão importante da cultura geek, nós separamos quatro modelos de armação tipicamente nerds que encontramos. Você pode tentar procurar em óticas físicas e online de óculos de grau.

0004

Por mais que os óculos tenham sido motivo de preconceito e piadas por anos, a situação se reverteu. E, mesmo durante essa era pouco descolada, os óculos foram essenciais para os principais personagens da ficção. Sem eles, Clark Kent, Peter Parker, Dexter (do Laboratório de Dexter), Velma, Milhouse, entre tantos outros, não teriam entrado para a história.

Agora, temos ainda mais motivos para usarmos os nossos óculos com orgulho e sem medo de sermos chamados de “quatro olhos”!

2 opiniões sobre “A importância dos óculos na cultura geek”

  1. Curti o post. É bem engraçado ver as pessoas comprando óculos geek sem grau porque está na moda! rsrs Enquanto eu aqui, que sem o meu não consigo nem varrer o chão! haha.. Mais legal ainda é quando você está sem óculos e fica sem reconhecer as pessoas na rua e não cumprimenta os conhecidos.. As pessoas pensam que é porque a gente é metido! hahaha

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alteração )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alteração )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alteração )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alteração )

Conectando a %s